SEJA BEM VINDO!

Tecnologia

Como utilizar ferramentas de comunicação na prática pedagógica?


Para utilizar ferramentas de comunicação no cotidiano da escola necessitamos aproximá-la da realidade de nossos alunos. Por exemplo qual ferramento eu (professor) poderia lançar mão como meio de aprendizagem de idiomas? Analisando os recursos da informática que o Sistema Operacional Linux nos oferece, encontramos o “Impress”, através destes podemos formular, ou melhor elaborar uma história em quadrinhos, porém sem os balões, história esta que envolveria situações do cotidiano como ir ao supermercado (aqui situação de compra e venda), ir a um hospital, a um restaurante, a uma lanchonete, andar pela rua solicitando informações, ir ao cinema etc. Associado a isto colocaríamos, isto é, teríamos de inserir os diálogos orais, para que o aluno tomasse contato com o idioma em situação embora virtual, mas próxima da realidade.

Nosso aluno cedo dominaria o idioma em questão, pois em conjunto com os colegas de classe já colocaria em prática o que aprendera, no entanto não só de palavras orais se faz um idioma, mas de palavras escritas. Aqui complementaríamos a aprendizagem oral com o uso de exercícios escritos onde o aluno já dominando a parte oral fixaria através da escrita o seu domínio. É o que a Linguística diz a forma natural como todo ser aprende a sua própria língua, sendo utilizada para a aprendizagem de um ou mais idiomas.

gostar de estudar idiomas

Idiomas

Idiomas
View more presentations from edi.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Revisão

Hoje quando voltava do trabalho meu pensamento fluía em holandês. Bateu aquela saudade de rever as lições de holandês, de ouvi-las de senti-las.
Enquanto caminhava as pessoas olhavam-me buscando ler o meu pensamento.
Que bom que elas não podem ouvi-lo pois do contrário me sentiria intimidado a expressá-lo livremente.
O dia passou e ao anoitecer, revi as lições através de leituras.
E como um encanto pude ouvir em meu silêncio os diálogos virem um a um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios