SEJA BEM VINDO!

Tecnologia

Como utilizar ferramentas de comunicação na prática pedagógica?


Para utilizar ferramentas de comunicação no cotidiano da escola necessitamos aproximá-la da realidade de nossos alunos. Por exemplo qual ferramento eu (professor) poderia lançar mão como meio de aprendizagem de idiomas? Analisando os recursos da informática que o Sistema Operacional Linux nos oferece, encontramos o “Impress”, através destes podemos formular, ou melhor elaborar uma história em quadrinhos, porém sem os balões, história esta que envolveria situações do cotidiano como ir ao supermercado (aqui situação de compra e venda), ir a um hospital, a um restaurante, a uma lanchonete, andar pela rua solicitando informações, ir ao cinema etc. Associado a isto colocaríamos, isto é, teríamos de inserir os diálogos orais, para que o aluno tomasse contato com o idioma em situação embora virtual, mas próxima da realidade.

Nosso aluno cedo dominaria o idioma em questão, pois em conjunto com os colegas de classe já colocaria em prática o que aprendera, no entanto não só de palavras orais se faz um idioma, mas de palavras escritas. Aqui complementaríamos a aprendizagem oral com o uso de exercícios escritos onde o aluno já dominando a parte oral fixaria através da escrita o seu domínio. É o que a Linguística diz a forma natural como todo ser aprende a sua própria língua, sendo utilizada para a aprendizagem de um ou mais idiomas.

gostar de estudar idiomas

Idiomas

Idiomas
View more presentations from edi.

terça-feira, 25 de novembro de 2008


Conhecemos pessoas que colecionam garrafas, outras selos, discos, fotografias, sonhos, tristezas, conquistas, conhecimentos, viagens, lembranças, leituras, cartas, jogos, brinquedos...

O que as levam a assim fazê-lo? Um impulso de reter algo, um momento, passado ou o presente quase passado?

Eu coleciono idiomas, e através destes conheço culturas, países, pessoas, sentimentos.... O que me leva a entendê-las como um ser de carne e osso, um ser que chora, que sente e que tem os mesmos sonhos que nós temos, os mesmos problemas.

É como ler um livro e neste percebermos o próprio autor, e ainda, é lermos um Cervantes, um Gaarder, um Nietzsche, um Ésquilo e entendê-los e senti-los em suas próprias palavras e línguas - o Mundo Maravilhoso do descobrir, como um dia quando crianças descobrimos o encanto do conhecimento, ou o encanto de mundo deslumbrante em nossas infâncias distantes.

Um comentário:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios